Explicando esse novo blog e sua inspiração

Contos a partir do quase nada me foi inspirado por diversos fatores:
1) Gosto muito de ficção, principalmente a científica-social, aquela que considera a essência do ser humano com suas boas e más experiências, necessidades e vontades que não mudam conforme a época, e leva tudo isso a um novo cenário que bem poderá ocorrer no futuro, ou mesmo nunca ocorrer, mas que destaca o comportamento das pessoas frente ao ambiente em que vive.
2) Para mim o principal autor desse tipo de literatura foi Ray Bradbury, que em sua série chamada "O Teatro de Ray Bradbury", escrevia os episódios a partir de um ou mais objetos que compunham sua sala de trabalho, sempre cheia de tantas coisas que mal cabia sua mesa e sua cadeira.
3) Acompanho documentários que procuram desmistificar ou simplificar fatos científicos ou teorias que parecem se retro-alimentar da literatura de ficção, dando origem a pesquisas que por sua vez dão origem a novas obras de ficção. A que mais gosto atualmente é a apresentada por Morgan Freeman, aqui chamada "Os grandes segredos do Universo".
4) Também sou fã de filmes biográficos, quando bem representativos, e recentemente acompanhei uma série chamada "Genius - a vida de Einstein", onde podemos acompanhar como esse gênio da física elaborou suas teorias e descobertas através de introspecções, curiosidade insaciável, persistência e fatos quase insignificantes para a maioria das pessoas,
5) Em muitos dos cursos de criatividade que já tive a chance de acompanhar, temos exercícios de argumentação, exercícios de criação onde a partir de três ou quatro coisas aparentemente desconexas temos que elaborar estorias envolvendo tais elementos.
6) Procuro sempre os pontos comuns entre ciência e religião, estudando ambos assuntos principalmente devido a minha atividade atual de catequista na igreja católica apostólica romana. Vale aqui destacar que sou teólogo amador e como tal leio autores de muitas outras religiões de modo criterioso, sem pré julgamentos, mas contando com o necessário discernimento.
Por fim, tenho chegado a uma conclusão pessoal que todos que estão à procura de conhecimento, mesmo por vias mais distintas, cada vez mais estão chegando a pontos comuns. E se o universo e tudo o que conhecemos veio do nada, porque eu não poderia escrever contos a partir do quase nada? A realidade acaso não imita a ficção? Ou seria o contrário?!?!

Comentários

  1. Aviso aos navegantes: retomei este projeto nesta data 30/01/18 após longas "férias" ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso queira deixe seu comentário que será publicado e respondido após a leitura do autos do blog.